Seu portal de notícias do setor energético

RN é um dos 14 estados com obras no leilão de transmissão 2024

No período foi registrado o segundo maior consumo mensal de toda a série histórica (Reprodução)

O Rio Grande do Norte está entre os 14 estados do país, dos quais sete são da região Nordeste, com obras previstas pelo primeiro leilão de transmissão da  Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) deste ano. O edital do certame foi aprovado ontem (20) e prevê 15 lotes com investimentos de R$ 18, 2 bilhões nas localidades contempladas.

Segundo o Ministério de Minas e Energia (MME), o objetivo é efetivar a construção e manutenção de  6.464 quilômetros em linhas de transmissão novas e seccionamentos e de 9.200 mega-volt-ampères (MVA) em capacidade de transformação. O leilão deve ocorrer em 28 de março.

O leilão de transmissão consiste em uma licitação promovida pela Aneel para conceder a construção, operação e manutenção de sistemas de transmissão de energia elétrica às empresas privadas.  De acordo com o MME, este é considerado o segundo maior Leilão de Transmissão na história, perdendo apenas para o realizado em 2023. Nesta edição, a estimativa é que sejam criados quase 35 mil empregos diretos para a construção dos 69 empreendimentos a serem licitados.

Além do Rio Grande do Norte, estão entre os estados com obras previstas no leilão Alagoas, Bahia, Ceará, Mato Grosso do Sul, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins. O destaque em termos financeiros é o item 6, cuja construção é estimada em R$3,4 bilhões, com 1.001 km em linhas de transmissão e duas subestações nos estados da Bahia e de Minas Gerais.

Câmara

compartilhe

A publicidade é a vida do negócio
Aumente suas possibilidades
Se eu tivesse um único dólar