O Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER), do Senai-RN, lançou oficialmente, nesta terça-feira (12), a “Especialização em gestão avançada para energia eólica”. Esta é a primeira especialização técnica do Brasil voltada a profissionais que atuam no back-office do setor, em áreas ligadas à gestão interna dos negócios. O lançamento aconteceu em São Paulo, na 14ª edição do Brazil Windpower, maior evento de energia eólica da América Latina.
O programa, com duração de 360 horas. As aulas serão realizadas com periodicidade quinzenal. Começam em novembro deste ano e seguem até fevereiro de 2025. (Clique aqui para saber mais: https://www.fiern.org.br/energia-eolica/#sobre).
A iniciativa dá largada à expansão das estratégias de qualificação da instituição, que também incluem a estreia no ensino superior com a Faculdade de Energias Renováveis e Tecnologias Industriais (Faeti), já credenciada pelo Ministério da Educação. O início da operação é previsto para 2024.
“Estes são novos passos que nós construímos a partir de interações firmes com o setor de energia, em que já atuávamos na educação profissional com cursos que vão desde a iniciação profissional até outras soluções centradas em formações de nível técnico e em especializações direcionadas a profissionais que atuam na produção, em campo”, diz o diretor do SENAI-RN e do Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER), Rodrigo Mello.
Com a nova especialização, observa ele, a intenção é alcançar áreas que estão na retaguarda da atividade e que desempenham papeis igualmente fundamentais para o crescimento das empresas, a exemplo de Recursos Humanos (RH), Tecnologia da Informação (TI), gestão e jurídica.
“São ocupações chave para a tomada de decisões estratégicas da indústria e o enfrentamento de desafios dos mais variados do dia a dia”, observa o diretor. “Nós identificamos uma crescente demanda pela difusão interna de conhecimentos relacionados a assuntos ambientais, de segurança, a questões regulatórias e ao próprio linguajar do setor. Existe, nas empresas, a expectativa de que os times, por inteiro, conheçam os detalhes da indústria e foi esta imersão que nós desenvolvemos e que apresentamos ao mercado para todo o Brasil, a partir de hoje”, acrescenta o executivo.
Especialização
Os módulos do programa de especialização incluem desde princípios básicos da geração da chamada “energia dos ventos”, até gestão ambiental e de sustentabilidade, questões relacionadas à ESG (sigla em inglês para environmental, social and governance, que corresponde às práticas ambientais, sociais e de governança de uma organização), segurança do trabalho, gestão financeira, contabilidade, aspectos administrativos e gerenciais, aspectos jurídicos, gestão de pessoas, mercado e regulações.
As aulas incluirão dois encontros presenciais no Hub de Inovação e Tecnologia (HIT) do Senai-RN, complexo que sedia o CTGAS-ER. O corpo docente é formado por profissionais do mercado com larga experiência no ramo, em companhias e instituições como Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Maersk Training Brasil, CPFL Renováveis, Instituto Senai de Inovação em Energias Renováveis, CTGAS-ER e Instituto Brasileiro de Transição Energética. O público-alvo são profissionais com formação técnica ou superior, que já atuam ou pretendem atuar na área de energia eólica.