Considerada a sexta maior do Brasil no segmento, a usina solar de Mendubim já está em operação. O empreendimento, instalado no município de Assú, no Rio Grande do Norte, é desenvolvido e operado em uma joint venture entre Scatec, Hydro Rein e Equinor, que anunciou o início das atividades no loca, na última sexta-feira (8).
A planta solar de Mendubim, de 531 MW, é a segunda grande usina solar da Equinor no Brasil, e representa um aumento de 30% no portfólio da companhia em energia renovável.
A empresa norueguesa já possui uma participação de 44% na usina solar Apodi (162 MW) no Ceará, que entrou em operação em 2018, e também é proprietária da usina eólica Serra da Babilônia 1, de 223 MW, na Bahia.
“Mendubim representa uma importante contribuição para a diversificação da energia oferecida pela Equinor no Brasil, que inclui um portfólio robusto em óleo e gás e uma posição atrativa em renováveis”, diz Veronica Coelho, presidente da Equinor no Brasil.
De acordo com a Equinor, Mendubim vai produzir anualmente 1.2 TWh de energia. Cerca de 60% da produção será comercializada por meio de um acordo de compra de energia (PPA), em dólares americanos, com duração de 20 anos com a Alunorte, uma das empresas líderes no fornecimento de alumina para a indústria de alumínio no mundo. A produção restante será vendida no mercado de energia no Brasil.
Olav Kolbeinstveit, vice-presidente Sênior de Onshore e Mercados dentro da divisão de Energias Renováveis da Equinor afirma: “O lançamento de uma nova usina solar em grande escala no Brasil, em parceria com a Scatec e a Hydro Rein, é uma conquista importante. Ao investir em energia renovável, estamos apoiando as ambições do Brasil de alcançar uma matriz energética diversa e ajudando a atender ao crescimento esperado da demanda de energia do país”, observa.