Dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) apontam que as fontes eólica e solar dominam os projetos de Geração Centralizada em construção no Brasil. No total, dos 383 projetos nesta fase do processo, 313 são de empreendimentos fotovoltaicos e eólicos. O número representa mais de 80% do total.
Dos 313 projetos em construção referentes às duas fontes renováveis, 168 são usinas de energia solar e 145 usinas eólicas em fase de implementação no país. Também há 37 projetos termelétricos em fase construção, o que representa menos de 10% do total.
Ainda de acordo com a Aneel, estão em construção outros 33 empreendimentos de energia, sendo 28 de Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs); três Centrais Geradoras Hidrelétricas (CGHs), além de mais uma usina termonuclear e outra hidrelétrica.
O levantamento realizado pelo órgão regulador revela ainda que, somadas, as novas usinas em fase de construção somam uma capacidade outorgada de 18,8 GW. A maior parte delas é de empreendimentos fotovoltaicos, com 6,64 GW previstos para entrarem em operação comercial nos próximos anos.
Na sequência, aparece a potência outorgada por usinas de geração eólica (5,86 GW); termelétricas (4,58 GW); termonucleares (1,35 GW); pequenas centrais hidrelétricas (358 MW); hidrelétricas (49 MW) e por centrais geradoras hidrelétricas (6 MW).